QUE COR DEVO PINTAR O INTERIOR DA MINHA CASA.
Categoria - Arquitetura e Design
Autor: Cibele Martins - 24/10/2024
QUE COR DEVO PINTAR O INTERIOR DA MINHA CASA.
O assunto COR de uma residência, é muitas vezes sinônimo de dúvida e indecisão!
A palavra chave nesse assunto, eu diria que é Sensatez!!! Pois, o sucesso do resultado final, depende de uma série de fatores, que devem ser seriamente levados em consideração...
Em primeiro lugar: a iluminação. Em segundo, qual a função deste ambiente? É um local de estudo, trabalho, relaxamento, alimentação, descontração... Enfim, as cores tem propriedades psicológicas, exercendo forte influência sobre nosso comportamento e emoções!!
AMARELO: É muito utilizado para clarear habitações escuras. Portanto, em superfícies muito extensas... pode irradicar muita luz, e tornar-se desagradável a vista. A dica é mistura-lo nesse caso, ao branco, gerando assim o tom marfim. Agora em pequenas áreas, suas qualidades se acentuam!
VERMELHO: Cor chamativa! Cansa com facilidade! Aparece nas residências, geralmente em pequenas áreas. Não beneficia a atividade mental... Jamais usada num escritório, por exemplo. Mas é muito bem-vindo em ambientes como cozinha, sala de jantar, espaço gourmet, por estimular a alimentação... Assim como o laranja.
AZUL: Está associado a tranquilidade e ao raciocínio. Essa cor pode ser usada em grandes superfícies sem se tornar cansativa!! Mas deve sempre ser combinada com outra cor, para não tornar o ambiente vazio e frio.
VERDE: É a cor que menos fatiga a vista. Convida a meditação! Muito usado em clínicas de psicologia e psiquiatria, pois alivia as inibições.
PRETO: É a ausência de qualquer cor. Mas tanto ele, como o BRANCO, serve para obtermos as tonalidades...
Lucimara Andrade – designer de interiores.