Ideias para organizar quarto infantil
Categoria - Manutenção
Autor: Cibele Martins - 03/05/2023
Faça uma limpeza e mantenha visível só os itens que estão em uso
Antes de começar a organizar o quarto infantil, faça uma limpeza geral no ambiente. Passe uma vassoura ou aspirador de pó e comece retirando todos itens de dentro do guarda-roupa, cômoda, gavetas ou qualquer outro móvel que você tenha no cômodo.
A dica de ouro para manter uma boa organização é não guardar nada que você não precisa e nem usa. Por isso, analise tudo e jogue fora aquilo que não tem conserto e doe as peças que estão em bom estado e que não são mais usadas. Afinal, quanto menos coisas você tiver, menor será a chance de acumular bagunça.
Use e abuse de caixas e cestos organizadores
Uma das melhores formas de organização é apostar em caixas, cestos ou colmeias organizadoras. Esses itens são ótimos para guardar brinquedos, roupas e, até mesmo, produtos de higiene. Prefira o modelo transparente, assim você consegue visualizar com mais facilidade o que tem dentro de cada uma. Além disso, quando você mantém tudo arrumado em seu devido lugar, fica ainda mais fácil encontrar o que deseja.
Prefira móveis versáteis
Se você busca por mais praticidade no seu dia a dia e quer otimizar o espaço do quarto infantil, os móveis multifuncionais podem ser ótimas alternativas já que conseguem cumprir mais de um papel no ambiente. Confira alguns exemplos para se inspirar:
- Cama-baú;
- Beliche;
- Puff sapateira;
- Cama-armário;
- Escrivaninha dobrável.
Invista em nichos, ganchos e prateleiras
Uma opção versátil e econômica para aproveitar melhor o espaço na hora de organizar o quarto infantil, é apostar em nichos e prateleiras nas paredes. Se o objetivo for ampliar o ambiente, a preferência deve ser pela prateleira suspensa, já que quanto menos coisas colocarmos sobre o chão, melhor.
Já os ganchos são extremamente úteis em ambientes pequenos, pois conseguem suspender os objetos que poderiam ocupar espaço em cima de móveis. Você pode utilizá-los atrás da porta, por exemplo, para pendurar mochilas, toalhas e outros utensílios. Você também pode aproveitar o espaço atrás da porta para fazer uma sapateira suspensa para organizar os sapatos que você mais usa no dia a dia.
Separe os itens por categorias
A próxima dica é separar os objetos e ambientes do quarto por categorias: modelos de brinquedos, roupas, espaço para estudos e brincadeiras. Isso faz com que você saiba onde encontrar cada item e torna a rotina com as crianças mais funcional e ágil. Recomendamos também que você coloque uma etiqueta para rotular cada item para facilitar ainda mais o dia a dia.
Deixe um espaço para estudos e brincadeiras
O quarto é um espaço de descanso, mas também de aprendizado e brincadeiras. Por isso, uma forma de incentivar as crianças a estudarem e fazerem a lição de casa é criar um lugar para os estudos que seja inspirador e confortável. Além disso, é importante planejar espaços para os pequenos brincarem ali mesmo e reconhecerem que o ambiente é interessante para eles de diferentes formas.
Tenha uma cômoda
Se você tem um bebê, a cômoda é um móvel fundamental para decorar o quarto infantil. Além de proporcionar mais organização, ela também ajuda a ter mais funcionalidade e agilidade na rotina com a criança. Você consegue guardar os principais itens que usa no dia a dia como roupinhas e produtos de higiene, além de usar a superfície para instalar o trocador.
A dica que mais vai surtir efeito, de fato, para ajudar na organização do quarto infantil, é criar essa rotina de arrumação junto com as crianças. Por isso, desde cedo, estimule a participação delas no processo de limpeza e organização e explique os motivos que fazem essa ação ser importante.
Quanto mais os pequenos associarem a organização com algo necessário – e que também pode ser divertido – mais fácil será para você manter o quarto em ordem. Outra sugestão, é criar um quadro de rotina infantil para ajudá-los a criar um senso de responsabilidade e de independência desde pequenos.
Fonte: https://meulugar.quintoandar.com.br/