Como melhorar o ambiente em casa para encarar o tempo seco
Categoria - Notícias
Autor: Cibele Martins - 25/05/2023
Ventilação e cuidado com ácaros
Manter a casa livre de ácaros e ventilada durante o dia ajuda a evitar as reações alérgicas mais comuns relacionadas a esse tempo.
“É ideal evitar bichinhos de pelúcia, tapetes e cortinas. Desse modo, diminui o acúmulo de ácaros e poeira, evitando, assim, o desencadeamento de possíveis problemas respiratórios”, orienta Thomazi.
Uso de umidificadores de ar
Como apontado na pesquisa no início deste texto, o umidificador parece uma solução instantânea para o problema da umidade relativa do ar baixa. De fato, esse aparelho ajuda a aumentar a umidificação do ambiente. No entanto, deve ser usado com alguns cuidados.
Como lembra José Rodrigues Pereira, pneumologista da ABP – (A Beneficência Portuguesa de São Paulo), é comum que as pessoas liguem o umidificador por 24 horas no local com a esperança que se esteja se livrando dos problemas do tempo seco. Mas, na verdade, está causando um efeito maléfico à saúde.
“O ar muito úmido também pode trazer problemas. Para comprovar essa experiência, basta lembrar que em cidades litorâneas (que naturalmente têm mais umidade no ar), é comum que imóveis fechados por longos períodos desenvolvam mofo nas paredes e em produtos e alimentos armazenados”, completa.
Pereira ainda alerta que esse aumento excessivo da umidade do ar, que pode ser causado pelo uso incorreto do umidificador, é um risco para quem já tem algum tipo de doença respiratória. “O ideal é deixar o aparelho ligado por no máximo quatro horas”, aponta o médico.
Thomazi concorda e também deixa seu alerta: “O uso de umidificadores é mais indicado durante o dia e em ambientes ventilados. Já durante a noite, o ideal é evitar uso prolongado desses aparelhos, bem como o uso de aquecedores que pioram ainda mais a qualidade do ar no ambiente doméstico”.Para tirar mais dúvidas como para que serve umidificador de ar, quais os tipos e outras vantagens e desvantagens, reveja o artigo especial sobre o tema aqui no Cada Casa um Caso.
Atenção especial ao quarto
Se não é indicado usar umidificadores durante a noite, você já imagina que esse aparelho não deve ser ligado na hora de dormir, certo? Mas como melhorar a umidade do ar no quarto, então?
Uma saída é usar o aparelho durante o dia, mantendo as janelas do cômodo abertas.
E aqueles truques simples e populares, como deixar uma toalha molhada na janela ou deixar uma vasilha de água cheia no quarto? Eles funcionam?
De acordo com Pereira, apesar de muito utilizados, esses artifícios não funcionam. A única forma de realmente driblar o problema do tempo seco é recorrer ao umidificador, seguindo todos os cuidados que já citamos por aqui.
Corpo também pede atenção
Além da série de cuidados com a casa, é preciso tomar alguns cuidados com o corpo também.
“A ingestão de água é fundamental para manter o corpo hidratado nessa época. Atividades físicas podem ser realizadas, mas de preferência no período da manhã e lembrando de aumentar a hidratação no momento”, explica Thomazi.
O médico ainda afirma que hidratações nasais com soro fisiológico também são importantes. O procedimento pode ser feito de três a quatro vezes ao dia.
“Essa hidratação ajuda a manter o batimento ciliar nasal além de evitar que impurezas do ar se acumulem nas cavidades nasais. Além disso, na época de outono e inverno o ar mais seco pode gerar sangramentos nasais. Então, fazer a limpeza nasal com soro fisiológico é de extrema importância”, completa Thomazi.