Dicas para escolher os móveis do quarto de casal
Invista em móveis planejados
Se o quarto for pequeno, o segredo é investir em móveis planejados para aproveitar cada cantinho do ambiente, sem desperdícios. A mobília sob medida também é perfeita para combinar os gostos pessoais às necessidades de cada um. Pense bem: é possível ter um móvel do modelo, da cor e do tamanho que vocês sempre quiseram! E por falar em gosto pessoal, a decoração do quarto não pode pender para as preferências de nenhum dos lados, sendo o ideal encontrar uma forma equilibrada de agradar aos dois.
Mantenha um estilo
Se o quarto em si já tem uma decoração mais rústica, móveis amadeirados são uma ótima escolha. Caso a décor seja mais clean ou moderna, é melhor escolher a mobília de MDF, laqueada, espelhada ou de fórmica convencional. Dormitórios com propostas clássicas, provençais ou vintage pedem itens com um design mais rebuscado e linhas curvas, além de detalhes como o capitonê serem super apropriados para cabeceiras e poltronas. O importante é manter a coerência.
Opte por cores acolhedoras
Por ser um ambiente voltado principalmente para o repouso, o principal é que as cores do quarto sejam sóbrias, neutras e suaves. Nesse sentido, não é interessante investir em peças escuras demais. Assim, prefira móveis brancos ou beges, eventualmente inserindo pontos de cor mais intensa em móveis menores, como a poltrona, a penteadeira ou o criado-mudo. Vale ressaltar ainda que os móveis de madeira também são bem-vindos, pois deixam o dormitório mais aconchegante.
Meça o espaço disponível
Para adequar o tamanho dos móveis às dimensões do quarto, meça atentamente o espaço e anote cada dimensão. Esses números vão nortear suas escolhas e evitar surpresas desagradáveis. Nada pior do que comprar um guarda-roupa lindo, mas tão grande que não cabe em nenhum canto, não concorda?
Considere a funcionalidade
Ao mobiliar o quarto do casal, é preciso pensar também na funcionalidade do ambiente, afinal, duas pessoas usarão o espaço diariamente. Assim, é preciso simplificar a vida de cada uma delas investindo em móveis multifuncionais, como camas com espaço para armazenar o enxoval, pufes que se transformam em baús e nichos ao mesmo tempo organizadores e decorativos.
Para não comprometer a funcionalidade, foque também na disposição da mobília. O recomendado é deixar, no mínimo, 90 centímetros de espaço livre entre as laterais da cama e os demais móveis. Assim você não prejudica a circulação no ambiente e, quando algum dos dois decidir se levantar no meio da noite, não incomodará seu parceiro e nem correrá o risco de tropeçar.