|
Outras notícias

SEGURANÇA DO BEBÊ: COMO PREPARAR O QUARTO? VEJA 7 DICAS!

1. Não deixe o berço próximo a janelas


Uma das dicas mais importantes é posicionar o berço do bebê ou a cama, caso ele já seja mais grandinho, em um lugar longe das janelas. Por segurança, vale a pena colocar também telas de proteção nas sacadas e janelas. Isso evita que ele se pendure ou brinque em um lugar alto, diminuindo o risco de quedas e demais problemas.


Além disso, tente deixar os móveis que o bebê possa escalar bem longe das janelas. Lembre-se também de sempre monitorar as atividades do bebê por meio de uma baba eletronica. Com esse aparelho, é possível observar se a criança dorme tranquilamente e reagir rapidamente a emergências.


2. Evite baldes ou bacias no quarto


Deixar o chão livre é outro cuidado fundamental. Objetos espalhados, como baldes e bacias, podem provocar tropeços e quedas, além de atrapalhar o bebê a engatinhar ou dar os seus primeiros passos sem esbarrar em algo. Por isso, faça o possível para não deixar baldes ou bacias no chão do quarto. Esses objetos podem trazer não apenas o risco de queda como o de afogamento, caso estejam cheios e o bebê vire o líquido em cima dele mesmo.


3. Use tapetes EVA


Para impedir que o bebê se machuque em caso de quedas, é interessante forrar o chão do quarto e dos espaços que ele mais usa com tatames de EVA. Esse material é mais suave e reduz o impacto do corpo ao bater no chão, diminuindo também as chances de lesões.


Os tapetes de EVA podem servir até mesmo como decoração para o quarto do bebê. Escolher estampas lúdicas, como de animais, desenhos, personagens animados ou temáticas, faz com que o ambiente fique com um toque infantil a mais, tornando-o ainda mais cativante para a criança.


4. Coloque protetores de tomada


A partir do momento que o bebê começa a se movimentar pelo espaço, é preciso ter em mente que ele vai investigar tudo o que chamar a sua atenção. A infância é a maior em fase de aprendizado, por isso, a curiosidade é uma característica inata de toda criança.


Isso faz com que elas possam ter interesse em colocar o dedo, a língua ou outro objeto dentro de uma tomada, por exemplo, o que pode causar danos terríveis. Para evitar acidentes desse tipo, é importante cobrir as tomadas que ficam na altura do bebê com protetores e só destampá-las durante o uso.


Outra dica importante é evitar deixar os fios em um lugar de fácil acesso das crianças. Por isso, caso as tomadas de uso frequente fiquem em uma altura muito baixa, é uma boa ideia reposicioná-las fazendo uma reforma para preparar a casa para a chegada do bebê.


5. Use travesseiro antirefluxo


Muitos pais, principalmente os de primeira viagem, ficam com dúvida em relação à posição ideal para o bebê dormir. O correto é colocá-lo de barriga para cima, evitando que ele role e fique de barriga para baixo. No entanto, alguns pais ficam apreensivos com essa posição no caso de o bebê regurgitar durante o sono. É por isso que o travesseiro antirefluxo é outro produto fundamental para providenciar e evitar que acidentes assim ocorram.


O travesseiro antirefluxo posiciona o bebê de forma levemente inclinada para cima, deixando a cabeça em um ângulo um pouco acima do resto do corpo. Isso não causa desconforto na coluna, melhora a respiração da criança e evita que ela engasgue, caso chegue a regurgitar.


6. Use protetores de quina


Quando os bebês começam a engatinhar ou andar, é preciso tomar cuidado em relação às quinas dos móveis. Sabe aqueles espaços que batemos o dedo mindinho ou a lateral do corpo? Se a dor para nós, adultos, já é desconfortável, imagina para uma criança.


Ao colocar um protetor de quina, feito com um material arredondado e macio, é possível evitar lesões caso os pequenos esbarrem na lateral dos móveis. Assim, a segurança dos seus filhos é reforçada e eles podem ter a liberdade de andar pela casa da forma que quiserem.


7. Aposte em travas de segurança


Outro acessório que deve ser providenciado para garantir o bem-estar do bebê é a trava de segurança. Ela impede que as crianças abram portas e gavetas, mas consegue ser facilmente manuseada pelos adultos, sem causar problemas na rotina da casa. É uma boa ideia usar travas de segurança, principalmente, onde ficam guardados os produtos de limpeza e materiais pontiagudos. Para evitar bagunça, vale a pena também colocá-las no quarto do bebê, evitando que ele desorganize os armários ao abrir as gavetas.


A segurança do bebê é uma das principais coisas a se pensar nos meses antes da chegada do novo membro da família. Esse é um bom período para colocar a casa em ordem, pois, assim, depois do nascimento do pequeno, os pais conseguem voltar a atenção para ele e ficar mais tranquilos em relação ao seu bem-estar.


Além de apostar nessas dicas de como prezar pela segurança do bebê, é fundamental também garantir que os produtos sejam de qualidade. Por isso, sempre que for às compras, prefira lojas de confiança e especializadas em produtos infantis.