Outras notícias

Dicas para manter o quintal mais bonito

Uma das coisas que mais enfeiam o quintal é um gramado sem cuidados, com a relva crescida ou desidratada, cheia de buracos e pontos queimados. Se o seu quintal tem gramado, mantenha-o impecável para que todos possam usufruir do toque verde dele. O gramado ajuda a resfriar um pouco a área, o que é muito bem-vindo nos dias de muito calor. 
Um quintal abandonado à própria sorte, sem ter quem cuide dele, é um quintal triste. Ele precisa receber pessoas, e para isso, é preciso que você prepare o ambiente, torne-o acolhedor e agradável. Assim, mesas e cadeiras para as refeições ao ar livre ou para uma divertida partida de qualquer jogo de cartas são imprescindíveis. Bancos de jardim deixam o espaço mais romântico, enquanto pequenos sofás e poltronas acomodam confortavelmente as pessoas para um bate-papo animado.
Um jeito infalível de revitalizar o quintal é instalar nele uma pequena cozinha com churrasqueira ou forno a lenha ou de pizza. Exige maior investimento, é claro, mas faz com que anfitriões e convidados possam conviver durante todo o tempo da reunião, sem idas e vindas à cozinha interna. A interação não se interrompe e ainda tem-se a chance de variar o cardápio para comidas que agradam todo mundo. Além do mais, o espaço também fica mais bonito.
Uma alternativa ao gramado, especialmente em quintais pequenos, é cobri-lo com pedras brancas pequenas ou médias e instalar caminhos de madeira. Fica lindo se a área receber também vasos com plantas e flores e um romântico banco de jardim.
Outra alternativa ao gramado é o deck de madeira, que pode instalado inclusive sobre um quintal com outros tipos de revestimento. A madeira deixa o ambiente aconchegante e acolhedor, com um ar mais natural. Aliado às plantas e flores em vasos ou canteiros, o deck de madeira cria um clima perfeito para o relaxamento e a intimidade.
Esse é o ponto alto da repaginada de um quintal. Incorpore natureza e ele sempre terá um ar de exuberância e de vida, contanto que cuide corretamente das plantas e flores, é claro. Tudo é válido, desde canteiros com arbustos até muros verdes, passando por vasos e floreiras com folhagens e flores. O importante é escolher espécies da sua região para que elas tenham boa adaptação e sejam mais fáceis de cuidar.
Os jardins verticais são indicados para todos os tipos de quintal, especialmente os menores, pois otimizam o espaço ao verticalizar as plantas. Pode-se usar vasos de argila, floreiras, caixotes e pallets ou, ainda, instalar treliças para as plantas trepadeiras. A reciclagem de materiais combina maravilhosamente com os jardins verticais, podendo-se usar potes de vidro, garrafas de plástico, pneus e até mesmo peças de madeira antigas, como essas janelas venezianas.
Usando o mesmo princípio dos jardins verticais, caixotes e outros materiais podem servir de recipientes para ervas aromáticas e outros vegetais que você vai consumir fresquinhos no dia a dia. Muitas ervas são cheirosas e será um grande prazer para os sentidos vê-las crescer e depois fazer uso delas, economizando dinheiro e melhorando a saúde.
Depois da ideia do item 7, aqui há mais uma para decorar quintal com reciclagem. Caixotes de madeira podem ser pintados em diversas cores e servir de vasos para arbustos ao longo da parede. Móveis velhos, como cadeiras e aparadores, podem ser pintados e recuperados para serem usados no quintal em suas funções originais ou como suportes para vasos de plantas. A decoração com gaiolas velhas de ferro é outra linda sugestão. Elas podem ser enfeitadas e penduradas em uma árvore para receber velas ou lâmpadas.



Para quem não tem muito tempo para cuidar de plantas, uma alternativa pode ser criar um canteiro com cactos e outras suculentas, que demandam menor necessidade de rega. São plantas lindas, com diversas cores e formatos. A sugestão também vale para pequenos quintais que só comportam plantas em vasos, floreiras e caixotes. 





Se você optou por ter um jardim no seu quintal, tenha um cantinho de jardinagem onde possa deixar as ferramentas, os vasos, a terra, o adubo, o regador e outros artigos necessários à atividade. Assim, fica mais fácil para cultivar e transplantar mudas, preparar a terra e cuidar de plantas doentes, entre outras coisas. É possível ter um cantinho como esse mesmo nos quintais pequenos, só vai ser mais enxuto.
Mesmo os quintais menores podem contar com uma fonte ou espelho d'água, pois existem muitas opções no mercado. O objetivo é criar um cantinho relaxante, onde se possa divagar ou meditar com toda a calma do mundo. A presença da água também atrai pássaros e borboletas, o que deixa qualquer quintal mais bonito e agradável.
Para as crianças, uma verdadeira alegria é ter uma casa na árvore no quintal. Não é preciso que seja, de fato, uma casa construída em uma árvore. Ela pode ser uma pequena casa elevada, de preferência bem colorida. Nos quintais menores, onde não há espaço para uma casinha dessas, a opção é instalar um balanço em uma árvore ou, então, com suporte próprio. 
Se o seu quintal tem árvores, uma bela ideia é instalar um comedouro ecológico, ou seja, um suporte para frutas e outros vegetais. Ele vai atrair os pássaros para o seu quintal e torná-lo mais animado com a cantoria.