Dicas para prevenir incêndios e acidentes domésticos
Curto circuito em tomadas, uso incorreto do fogão e até velas podem provocar acidentes domésticos e alastrar as chamas por toda a residência.
1- Cuidado com o uso excessivo de álcool O álcool 70% líquido é indicado para a limpeza de superfícies e objetos. No entanto, é preciso tomar cuidado ao usá-lo em ambientes totalmente fechados. Se for passar álcool, tome cuidado na hora de acender um cigarro ou certifique-se que não está perto de um lugar inflamável.
2- Evite a sobrecarga em tomadas Televisão, computador, abajur, carregador de celular e aspirador de pó: são tantos os equipamentos utilizados dentro de casa ao mesmo tempo que a rede elétrica pode ficar sobrecarregada. Se possível, ligue na tomada apenas os equipamentos que for usar, um de cada vez.
3- Faça vistorias e manutenção Instalações elétricas muito antigas podem gerar um princípio de incêndio. Por isso, é necessário manter a vistoria de equipamentos e sistemas sempre em dia.
4- Cuidado com velas e o gás Após cozinhar ou usar o forno, certifique-se sempre de fechar o click do gás para evitar vazamentos e possíveis incêndios. Se for acender velas, deixe-as longe de cortinas e tecidos que poderiam pegar fogo.
5- Mantenha as crianças longe do fogo Os pequenos podem até ajudar a cozinhar, mas é importante que eles fiquem longe das chamas do fogão e dos cabos de panelas. Outra recomendação é deixar isqueiros, fósforo e produtos inflamáveis fora do alcance das crianças.
6- Evite queimar coisas em casa Fazer uma fogueira ou jogar roupas na lareira para matar possíveis vírus que tenham ficado nas peças não é recomendado, pois o fogo pode se alastrar pela casa. Isso não é necessário, basta lavar as roupas e manter a higiene. Também evite fazer fogueiras para queimar qualquer tipo de papel.