Dicas para organizar o seu local de estudos
4- Deixe o espaço com a sua cara
É bem provável que você vá usar a sua mesa de estudos com frequência, então nada o impede de decorar com objetos que a alegrem ou sirvam de motivação. Valem fotos, pôsteres, recortes de jornais e qualquer outro material que o conforte e tranquilize.
Se precisar de incentivos, vale escrever seus objetivos em uma folha de papel e pendurar em algum lugar para onde possa olhar sempre. Outra tática é escrever os afazeres em forma de lista e ir marcando cada um com uma caneta colorida à medida que forem sendo cumpridos, o que dará uma dimensão maior do seu progresso.
5- Conforto é fundamental
Três coisas devem ser observadas em seu espaço de estudos: a cadeira, a luz e a posição da mesa. O ideal é que a luz não seja muito forte nem muito fraca, e que não atrapalhe a visão. Se for estudar à noite, tome cuidado para que, na posição em que você estiver, a luz da lâmpada não incida diretamente sobre o rosto e não provoque muitos reflexos.
Procure também uma cadeira confortável, que permita que os seus pés fiquem totalmente encostados no chão (evitando problemas de circulação nas pernas). Além disso, quem passa o dia sentado deve se preocupar bastante com a postura: cuidado para não deixar a coluna torta ou inclinada de um jeito não natural.
6- Deixe água e pequenos lanches à mão
Encha uma garrafa com água e a mantenha ao seu lado durante toda a sessão de estudos. A água alivia a ansiedade, oxigena e desperta o cérebro: pode usar e abusar. A comida também tem um papel fundamental: deixe um prato com pequenos lanches (saudáveis!) ao seu lado, como barra de cereais ou frutas, e vá comendo aos poucos. Eles ajudam a manter os níveis de açúcar regulados para o cérebro não ficar cansado ou com pouca energia, e você ainda evita perder sua concentração tendo que ficar indo à cozinha procurar algo para comer sempre que tiver fome.