Outras notícias

Dicas para organizar a despensa


Limpe tudo: veja como organizar a despensa e dar adeus à bagunça



O primeiro passo para uma despensa 100% organizada é a limpeza. Esvazie todos os seus armários, e veja em que estado estão os mantimentos. Jogue fora tudo o que estiver estragado.



 



Limpe os armários com detergente neutro, álcool e vinagre, retirando gorduras e até bichinhos que crescem em alimentos mais velhos.



 



Evite o uso de produtos químicos com cheiro forte, que podem contaminar os alimentos que foram guardados depois.



 



Use potes transparentes para guardar alimentos em grãos e coloque etiquetas



 



Os potes transparentes são uma mão na roda para deixar a despensa organizada. Em vez de deixar os pacotes abertos, espalhando alimento pelas prateleiras e chamando a atenção de insetos, ratos e baratas, você vai deixar cada um em um pote vedado.



 



Os potes podem ser plásticos ou de vidro, desde que sejam transparentes – para facilitar a visualização dos mantimentos. Etiquete cada pote com o nome e data de validade dos alimentos.



 



3. Cestos e caixas são aliados da organização



Você não precisa de nenhum passe de mágica para organizar a cozinha. Usando cestos ou caixas de papelão, dessas que você consegue em supermercados, é possível manter tudo no devido lugar e aproveitar ao máximo todos os espaços.



 



Esses recipientes são ótimos para guardar alimentos que ficam armazenados por mais tempo ou são produzidos em embalagens menores e podem se espalhar pela despensa, dando um trabalhão na hora de preparar as receitas.



 



Use caixas / cestas diferentes para cada tipo de mantimento: gelatinas, temperos, pipocas, farinhas, enlatados, etc.



 



Prateleiras são as melhores amigas de uma despensa organizada



Outro jeito de como organizar a despensa da cozinha e aproveitar o espaço é instalar prateleiras e nichos.



 



Nesses locais você pode guardar os potes transparentes, panelas, copos ou temperos. A organização pode seguir um esquema criativo e ganhar detalhes de decoração, como tecidos ou capas protetoras artesanais. Afinal, além de praticidade, a gente ama uma casa bonita, não é mesmo?